quinta-feira, 20 de junho de 2013

Coisas

Nem sempre as coisas e as pessoas são como nós desejávamos que fossem. E então o que é que fazemos? Começamos a ver apenas as coisas que queremos e como queremos e passamos a moldar as pessoas á nossa maneira de ser e tentamos muitas das vezes impedir que estas sejam elas mesmas no seu próprio dia-a-dia.
Somos burros e não percebemos que há coisas que não resultam, pessoas que não são perfeitas, e começamos a iludir o nosso eu. E deixamos que as coisas aconteçam, simplesmente paramos no tempo a tentar arranjar uma explicação lógica para a sucessão de certos acontecimentos e para a existência de certas pessoas, mas chegamos a um ponto em que as questões que colocamos são mil e uma e as respostas são zero, não aparecem, não há uma explicação.
E a vida que antes levávamos parece deixar de fazer sentido. Deixamos de dar valor ao que tem de acontecer e passamos a andar á procura do acontecimento. Não deixamos que as pessoas apareçam, passamos a procurar por elas, e o que temos tendência a procurar é alguém como nós, alguém que se pareça connosco, alguém que nos pareça único e diferente. Depois deixamos que qualquer pessoa nos leve, basta apenas um pouco mais de cuidado e carinho connosco que julgamos ter a pessoa mais perfeita do mundo, ou até mesmo do universo.
O que acontece é que nos esquecemos que para muitos o mundo até pode ser considerado pequeno, mas não falta gente nele. E existem muitos tipos de pessoas, desde as melhores às piores, desde os falsos aos verdadeiros, desde os tristes aos felizes, desde os únicos aos comuns, desde os humildes aos convencidos, desde os ricos aos pobres, desde os grandes aos pequenos, desde os negros aos brancos, desde os inteligentes aos ignorantes, desde os preocupados aos despreocupados, desde os sorridentes aos chorões, desde as que nos alegram aos que nos fazem chorar, desde a nossa pessoa a outra pessoa, desde aquilo que somos àquilo que um dia quisemos ser, desde aquilo que éramos àquilo que um dia nos transformamos. Mas sempre foi mais fácil culpar os outros por mudanças que surgem em vez de pararmos e pensarmos de um modo geral, e então, um dia acordamos e julgamos a nossa pessoa, descobrimos todos os erros cometidos, mas … e as possíveis correcções? Onde andam? Simplesmente não andam, porque enquanto estivemos parados no tempo, a encontrar defeitos nos outros, o tempo não parou connosco, continuou e aqueles que sempre lá estiveram foram levados por ele, acordamos demasiado tarde para perceber fosse o que fosse. E perdemos uma vida, perdemos muita gente, perdemos muita coisa. Tudo porque decidimos parar no tempo a pensar que somos perfeitos e tudo o resto é que é e está errado e esquecemo-nos que as coisas, os momentos e as pessoas não são perfeitos, mas que somos nós que as fazemos parecer, somos nós que construímos algo perfeito e o que parece que toda a gente se esquece, é que nada é perfeito se estivermos sozinhos no mundo.
Sozinhos no mundo só vamos rir se formos malucos, só vamos chorar se nos magoarmos sozinhos, vamos cair no abismo por não termos ninguém para nos segurar, não vamos crescer pois não há erros para cometer e mesmo que os erros existissem não ia haver ninguém para os corrigir, os dias não fariam sentido porque não haveria nada para viver, os dias seriam monótonos. Sozinhos no mundo não somos nada, estamos vivos e a vida morta. Sozinhos não vivemos, sobrevivemos.

Comboio sem retorno

Sabes quando entras no comboio e começas a correr na direção oposta à que este leva? Quando vês a velocidade que ele leva e não consegues correr à mesma velocidade ou mais rápido que ele? É assim que me sinto a correr por ti, por nós. Eu corro, corro e corro, e por mais que continue a correr não saiu do sitio. A direção é sempre a mesma e o objetivo é sempre chegar junto de ti. Faças tu o que fizeres, estejas tu onde estiveres, o meu caminho és sempre tu porque todos os caminhos vão dar a ti. Posso pensar vezes e vezes em voltar atrás, mas onde quero sair o comboio não pára.
Sou obrigada a seguir em frente, sou obrigada a passar por tudo, a lutar contra os carris, contra a velocidade a que vou. E o tempo não pára, começo a sentir-me fraca e não há volta a dar, não posso fazer nada. Então, nesse momento sento-me. Sento-me, fecho os olhos e tento adormecer. Mas não consigo porque o comboio é instável, não para de abanar e eu fico com medo. Medo que num estalar de dedos algo aconteça sem que eu tenha tempo de sair em alguma paragem, na paragem onde te vou encontrar e pedir que tudo volte a ser o que era. Não te vou pedir que esqueças, não te vou pedir para agires como se nada fosse. Vou pedir-te apenas que sigamos um caminho em que estamos juntas e seguras. Um caminho meu, um caminho teu e que ajudes a construir aquele que será o nosso caminho. Se sinto saudades? Sim, imensas. Se quero voltar atrás? Não. Porque a vida anda para a frente e eu quero que faças parte desse meu futuro.

terça-feira, 18 de junho de 2013

contradições

"Eu sou lúcida na minha loucura, permanente na minha inconstância, inquieta na minha incomodidade... amo mais do que posso, e por medo, sempre menos do que sou capaz... Quando me entrego, me atiro e quando recuo não volto mais !"

Passos no tempo

"às vezes precisamos não levar tudo tão a sério! às vezes devemos deixar o tempo agir em nossos passos... somos pessoas impacientes , erramos, aprendemos, nos deixamos ser magoados, acreditamos, perdemos, amamos mas no final de tudo, só o tempo poderá agir nos mostrando o que é melhor."

"amiga especial"

"Algumas vezes na vida, você encontra uma amiga especial. Alguém que muda sua vida simplesmente por estar nela. Alguém que te faz rir até você não poder mais parar. Alguém que faz você acreditar que realmente tem algo bom no mundo. Alguém que te convence que lá tem uma porta destrancada só esperando você abri-la. Isso é uma amizade pra sempre. Quando você está pra baixo e o mundo parece escuro e vazio, sua amiga pra sempre te põe pra cima e faz com que o mundo escuro e vazio fique bem claro. Sua amiga pra sempre te ajuda nas horas difíceis, tristes e confusas. Se você se virar e começar a caminhar, sua amiga pra sempre te segue. Se você perder seu caminho, ela te guia e te põe no caminho certo. Sua amiga pra sempre segura sua mão e diz que vai ficar tudo bem. Sua amiga é pra sempre, e pra sempre não tem fim. " — Marilyn Monroe.

sábado, 15 de junho de 2013

livro

A tua vida é como um livro. Podes estar a lê-lo e sentir que estás mesmo dentro dele, a viver a tua história. Podes saltar um capitulo, mudar a página ou simplesmente trocar de livro.
As pessoas julgam-te, na grande maioria das vezes pela tua "capa", pela forma como aparentas ser. Mas e o conteúdo? Não o podem ver se não o mostrares. Tens a maior arma de todas, a personalidade. E como todos, podes usá-la a teu favor ou até mesmo contra ti, dependendo de cada situação.
Não tentes passar uma capa que não é tua, fazer a história dos contos de fadas, ter uma boa contra-capa só para que te queiram, não tentes dar titulo a cada capitulo, não cries o perfeito na tua cabeça, não imagines a história da perseguição... Tudo isso não passa de algo que crias só para que sintas que vives para alguma coisa, e para que sintas que existe que alguém que, bem ou mal, quer saber de ti porque a fizeste sorrir ou porque lhe fizeste frente em alguma ocasião.
Não tentes ser a heroina, nem tentes sempre sair por cima. As melhores histórias criam-se sozinhas, acontecem por mero acaso, com pessoas únicas que vão aparecendo.
A tua vida é o teu livro. Cada pessoa tem uma história e as histórias quer queiras, quer não vão cruzar-se. E vai dar uma, duas, três, histórias infinitas e com fins diferentes.
Vive cada capitulo sem medos, como se fossem o último. Sê a tua própria heroina e a tua própria inimiga. Existem histórias grandes, mas tão grande como a história é a tristeza dela.
Se o teu livro tem só 4 páginas, que sejam as páginas mais emocionantes e felizes dos teus dias. E aí sim, acredita que ninguém se vai esquecer da tua história nem deixar de se preocupar.
Porque cada caso é um caso. Cada livro é um valor. E o teu tem de ser o mais valioso de todos, quer pelos sorrisos, quer pelas lágrimas.